terça-feira, 18 de agosto de 2009

viatura de policia


O carro de polícia é essencial para a organização e mobilidade da polícia e é amplamente utilizado em todo o mundo para todos os tipos de operações de qualquer departamento de polícia. Mas em alguns locais, como na Grã-Bretanha, a utilização de patrulhas motorizadas estão sendo substituídas por mais a pé para melhor interação com a sociedade.

Equipamento

Os veículos utilizados pela polícia recebem muitas modificações, tanto no desempenho quanto na aparência visual. As modificações podem incluir mudanças na pintura, melhorias na lataria para melhor desempenho e durabilidade. Também são modificados a suspensão, freio, pneus, velocímetro, alternador, transmissão e radiador.

Alertas Visuais

Existem dois tipos de alertas visuais, os passivos e os ativos.
Os Passivos são adesivos colados na viatura para melhor identificação. Durante a noite, os adesivos refletem na luz da lanterna do carro de trás e facilitam a identificação da viatura em até 3 metros de distância. Também são utilizados símbolos com a identificação da divisão e departamento da viatura. Esses símbolos só podem ser utilizados em viaturas de emergência, e o uso por qualquer outra pessoa é considerada uma violação dos direitos internacionais.
Os Ativos são os alertas visuais utilizados pela polícia em caso de uma situação de emergência estiver acontecendo e o veículo está se dirigindo ao local. Existem diversos tipos de luzes de emergência que podem ser utilizadas em cima, na lanterna, no retrovisor, na parte de cima do painel, na grade do motor e no vidro traseiro. As luzes em geral são vermelhas, brancas, azuis e amarelas.

Outros Alertas

Além das luzes, também são utilizados alertas sonoros, em geral repetitivos para chamar atenção dos outros motoristas. Auto-falantes e lanternas auxiliares (holofotes) são utilizados para interceptar veículos suspeitos.

Comunicação

O Rádio de comunicação é essencial para contatar outras viaturas e a central, normalmente trabalha em frequência diferente de rádios comuns. O rádio de comunicação fica no painel do carro.

Equipamentos adicionais

Em alguns carros de polícia existe uma área no meio dos dois bancos da frente, nela contêm todos os controles adicionais do carro, como a ativação das luzes, do rádio de comunicação e um compartimento seguro para armazenamento de armas de fogo.
A maioria dos carros de polícia também possuí um divisor entre os bancos da frente e o de trás, para garantir o transporte de suspeitos sem a possibilidade dele atacar o condutor ou o passageiro. O material desses divisores podem variar de simples redes de metal até de vidro à prova de balas.
Alguns carros também são equipados com GPS para alertar o condutor de um possível roubo de carro e mostrar o caminho por meio da orientação da central.
O pára-choque também é aumentado e reforçado em alguns veículos para ajudar a manter a estabilidade durante as manobras de interceptação, como o famoso PIT.
O motor de algumas viaturas não funciona se a chave não estiver na ignição, impedindo assim uma tentativa de furto.

Um comentário:

  1. desculpe meu amigo, mas o carro da foto em questão é um shelby gt500(eleanor) e não um maverick.

    ResponderExcluir